Sou Creuzamar de Pinho, a primeira vereadora quilombola e negra do PT em São Luís

Publicado por | Em | Nenhum comentário

Durante meu breve mandato de pouco mais de dois meses, no rodízio com o Coletivo Nós, fui uma vereadora atuante, promovendo a urgência de políticas públicas para moradia digna, igualdade racial e de gênero.

Sou assistente social, mãe, e sempre dediquei minha vida à defesa dos direitos humanos e à participação popular, consolidando-me como uma liderança inspiradora e comprometida com a justiça social e a igualdade de direitos.

Mandato e atuação

Com apenas 60 dias de mandato, apresentei sete requerimentos, dos quais três foram aprovados, resultando em três Projetos de Lei focados nessas áreas. Os outros quatro não foram aprovados devido ao término antecipado do meu mandato, impossibilitando o acompanhamento necessário.

Durante o mandato, fiscalizei áreas periféricas com graves problemas de infraestrutura, o que dificultava a vida e a livre circulação da população de diversos bairros importantes de São Luís. Cobrei providências urgentes, dando visibilidade a problemas que até então eram ignorados pela prefeitura e consegui levar soluções efetivas para essas comunidades. Realizei diversas audiências públicas e sessões solenes, fortalecendo minha conexão com o povo de São Luís.

Ativismo

Antes de ser vereadora, ajudei a fundar o Grupo de Mulheres Negras Maria Firmina, participei da Cooperativa Habitacional Zumbi dos Palmares e do Centro Educacional e Profissional do Coroadinho. Ainda atuo na União Estadual por Moradia Popular. Com mais de 30 anos de filiação ao PT, sou membro fundadora da Rede de Mulheres Negras do Maranhão e tenho vasta experiência em conselhos municipais, estaduais e nacionais. Fui Secretária Adjunta de Direitos Humanos e Participação Popular (2015-2023), coordenando equipes de orçamento participativo e plataformas digitais de participação.

Atualmente, sou pré-candidata a vereadora de São Luís!